ouço, logo vejo

A audiodescrição tem como principal objectivo a inclusão de pessoas com deficiência visual nas várias manifestações artísticas e culturais.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Audiodescrição chega à TV aberta brasileira

Agora é obrigatório! Audiodescrição chega à TV aberta brasileira

Desde sexta-feira, 1°/7/2011, as emissoras de TV aberta no Brasil que operam o sinal digital vão ter de transmitir, pelo menos, duas horas por semana de programas com audiodescrição (Portaria n° 188/2010, do Ministério das Comunicações). O recurso é destinado às pessoas com dificuldade de enxergar. Durante o programa/filme, um narrador aproveita os intervalos de diálogo entre os personagens e descreve tudo o que acontece nas cenas. A audiodescrição permite que o deficiente visual não perca importantes informações da história. Detalhes como expressão, roupa dos personagens e tudo mais que o diretor do filme considerar relevante para o entendimento da história serão descritos pelo locutor.

Em entrevista ao programa “Fantástico”, da Rede Globo, do dia 3/7/2011, o diretor Pádua Moreira explicou a importância de descrever a essência da cena. “Se em um determinado momento alguém olha para alguém com um olhar específico de desdenho, malícia ou admiração, e isso vai fazer futuramente parte da compreensão do texto, a gente descreve isso”, explica o diretor. Além disso, a voz que descreve as cenas deve ser neutra para que o espectador da audiodescrição não a confunda com a voz dos personagens.

A audiodescrição está disponível somente nas TVs com sinal digital. O acesso é feito pelo controle remoto e varia de acordo com o aparelho. O telespectador que desejar a audiodescrição deve selecionar a segunda opção em áudio em português. Fonte: Organização Nacional de Cegos do Brasil; programa “Fantástico” de 3/7/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário