Fifa incrementa audio-descrição nos jogos do Campeonato do Mundo da África do Sul
segunda-feira, 17 de maio de 2010 por ajudas.com
Graças a uma parceria entre a Fifa e a Associação Nacional para os Deficientes Visuais da Suíça e o Conselho Nacional para os Deficientes Visuais da África do Sul, as pessoas com deficiência visual irão poder ter uma experiência diferente em 44 jogos do Campeonato do Mundo da África do Sul.
Em seis estádios do Mundial, 15 assentos serão reservados a deficientes visuais, que poderão acompanhar os jogos com o auxílio de fones de ouvido, por meio de um sistema de descrição diferenciado.
O conteúdo que será fornecido aos deficientes visuais será diferente das transmissões de rádio e TV convencionais. O foco da narração vai ser mais rápida e detalhada, acompanhando o movimento da bola, tendo em consideração, inclusive, a posição dos espectadores no estádio. Outras medidas como a proibição de comentários interpretativos ou carregados de emoção e a transmissão das informações gerais sobre a partida somente antes doo seu início também são características do projecto.
Profissionais ligados ao Instituto para o Progresso do Jornalismo foram destacados para treinar e coordenar o trabalho dos narradores, também jornalistas, enquanto estudantes de Engenharia de Som trabalharão na área técnica, assegurando uma boa transmissão e a segurança de que os deficientes visuais aproveitarão de forma plena a iniciativa.
Estádios que contarão com o serviço de audio-descrição durante o Campeonato do Mundo 2010:
Soccer City (Johannesburgo): 8 jogos
Ellis Park (Johannesburgo): 7 jogos
Loftus Versfeld Stadium (Tshwane/Pretória): 6 jogos
Durban (Durban): 7 jogos
Nelson Mandela Bay (Baía Nelson Mandela/Port Elizabeth) : 8 jogos
Green Point (Cidade do Cabo): 8 jogos
Sem comentários:
Enviar um comentário